Psicoterapia Adolescentes

  • Dificuldades de aprendizagem: quando o rendimento individual ao nível da aritmética, leitura ou escrita for substancialmente inferior ao esperado para a idade, para o nível de escolaridade ou para o nível intelectual (por exemplo: dislexia).
  • Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: padrão consistente de falta de atenção e/ou impulsividade-hiperactividade, de forma mais frequente e grave do que em crianças em idade aproximada.
  • Ansiedade e fobias: ansiedade e medos exagerados e que interferem na qualidade de vida, desenvolvimento social, emocional e escolar do adolescente.
  • Depressão: humor deprimido durante a maior parte do dia, quase todos os dias (sentir-se triste ou vazio), diminuição do interesse ou prazer em quase todas as actividades, insónia ou hipersónia (sonolência constante), perda ou ganho de peso significativos, agitação ou lentificação psicomotora, fadiga ou perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa
    excessiva/inadequada, diminuição da capacidade de pensamento ou da concentração, e pensamentos recorrentes de morte (não somente acerca do medo de morrer).
  • Bullying e Cyberbullying: forma de violência física ou psicológica intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos, causando sofrimento e sendo praticada numa relação desigual de poder. No caso do cyberbullying, estes actos são praticados através de telemóveis ou da internet.
  • Problemas de comportamento (disruptivo, de oposição, desafiante): padrão de comportamento repetitivo e persistente, em que são violados os direitos básicos dos outros ou importantes regras ou normas sociais próprias da idade.
  • Perturbações relacionadas com o consumo de substâncias: perturbações relacionadas com o consumo de uma droga de abuso (incluindo álcool).
  • Orientação Escolar e Profissional: processo de escolha que tem em consideração as competências, capacidades, expectativas e contexto familiar e escolar do indivíduo. Este processo promove o auto-conhecimento e reflexão, permitido a tomada de decisão de forma consciente, madura e ajustada às características do sujeito.
  • Insucesso e absentismo escolar
  • Perturbações alimentares (Anorexia, Bulimia, Ingestão Compulsiva, Obesidade)
  • Dificuldades de relacionamento (dificuldades de socialização e integração)
  • Outras e/ou queixas sem motivo aparente