Psicoterapia Crianças

  • Perturbações da eliminação (enurese, encoprese): emissão de urina ou fezes, prospectivamente, de forma repetida e, na maior parte das vezes, involuntariamente.
  • Problemas de comportamento (disruptivo, de oposição, desafiante): padrão de comportamento repetitivo e persistente, em que são violados os direitos básicos dos outros ou importantes regras ou normas sociais próprias da idade.
  • Problemas familiares – divórcio/separação dos pais, nascimento de irmãos/ciúmes, dinâmica familiar disfuncional, etc.
  • Dificuldades de relacionamento – dificuldades de socialização e integração.
  • Problemas relacionados com a alimentação – obesidade, dificuldade em manter uma alimentação adequada, etc.
  • Problemas com o sono – pesadelos, terrores nocturnos, medo do escuro, falar durante a noite, bruxismo, etc.
  • Depressão: humor deprimido durante a maior parte do dia, quase todos os dias (sentir-se triste ou vazio), diminuição do interesse ou prazer em quase todas as actividades, insónia ou hipersónia (sonolência constante), perda ou ganho de peso significativos, agitação ou lentificação psicomotora, fadiga ou perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva/inadequada, diminuição da capacidade de pensamento ou da concentração, e pensamentos recorrentes de morte (não somente acerca do medo de morrer).
  • Ansiedade e fobias: ansiedade e medos exagerados e que interferem na qualidade de vida, desenvolvimento social, emocional e escolar da criança.
  • Perturbações do desenvolvimento (Síndrome de Asperger, Autismo, Perturbação de Rett): caracterizam-se por apresentar um défice grave em diversas áreas do desenvolvimento – competências sociais, de comunicação, ou comportamentos, interesses e actividades estereotipadas.
  • Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: padrão consistente de falta de atenção e/ou impulsividade-hiperactividade, de forma mais frequente e grave do que em crianças em idade aproximada.
  • Luto
  • Bullying e Cyberbullying: forma de violência física ou psicológica intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos, causando sofrimento e sendo praticada numa relação desigual de poder. No caso do cyberbullying, estes actos são praticados através de telemóveis ou da internet.
  • Dificuldades de aprendizagem: quando o rendimento individual ao nível da aritmética, leitura ou escrita for substancialmente inferior ao esperado para a idade, para o nível de escolaridade ou para o nível intelectual (por exemplo: dislexia).
  • Outras e/ou queixas sem motivo aparente