Dra. Rita Valle

– Respiratória – Pediatria e Adulto

– Geriátrica

– Dermatofuncional/ Estética

A fisioterapia tem como objetivo primordial a promoção da saúde, através de meios manuais e físicos, para prevenir, identificar, avaliar e corrigir as disfunções de movimento quer sejam situações agudas ou crónicas, mantendo e reabilitando a capacidade funcional dos indivíduos.

O fisioterapeuta realiza um programa de tratamento de acordo com cada caso, de forma a responder às necessidades específicas, privilegiando assim o seu potencial de recuperação e o restabelecimento da condição de saúde.

Disponibilizamos os seguintes tratamentos:

– Terapia manual

– Diversas técnicas de massagem: terapêutica; relaxamento e tonificante.

– Cinesioterapia respiratória

– Eletroterapia

– Drenagem Linfática manual

Área Músculo-Esquelética

Área da Fisioterapia que engloba o tratamento/prevenção de patologias e disfunções musculares, tendinosas, ligamentares e articulares. Atua no tratamento de raquialgias (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias); alterações posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose, etc.); lesões musculares (tendinites, ruturas musculares ou tendinosas, etc.); doenças reumáticas, entre outras. O plano de tratamento é aplicado com o objetivo de restaurar e aumentar a funcionalidade e potenciar a realização das atividades da vida diária o mais autonomamente possível.

Área Neurológica

Especialidade da Fisioterapia que atua em patologias relacionadas com disfunções do Sistema Nervoso Central ou Sistema Nervoso Periférico. A reabilitação neurológica visa avaliare tratar os défices neurológicos provenientes da disfunção neurológicos provenientes da disfunção habilitando os utentes a maior qualidade de vida possível. Aplica-se em casos de reabilitação pós- Acidente Vascular Cerebral; Doença de Parkinson; Esclerose Múltipla; Paralisia Cerebral; Paralisia Facial, entre outras.

Área Pediátrica

Nesta área o fisioterapeuta intervém identificando as áreas específicas de disfunção e desenvolvendo estratégias de tratamento na reabilitação motora da criança, visando assim um desenvolvimento neuropsicomotor adequado. As metas do programa descrevem as expetativas de tratamento a longo prazo e relacionam-se a áreas de desenvolvimento da criança. Aplica-se em casosde atraso de desenvolvimento motor, alterações posturais (como, por exemplo escolioses na idade escolar), torcicolo muscular congénito, patologias respiratórias (como bronquiolites, infecções respiratórias, etc.), doenças neuromusculares, entre outras.

Área Respiratória

Área da fisioterapia que consiste na aplicação de um conjunto de técnicas manuais, posicionamentos e exercícios que visam a recuperação da função respiratória. A cinsioterapia respiratória pode ser realizada em crianças e adultos para desobstrução brônquica com o objetivo de mobilizar as sescreções obtendo uma melhoria significativa da sintomatologia e assim uma diminuição da quantidade de medicação necessária. Indicações: asma,Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, bronquiolites, infecções respiratórias, doenças neuromusculares, etc.

Área Geriátrica

Área da Fisioterapia que se dedica ao tratamento e prevenção de disfunções decorrentes do processo de envelhecimento prevenindo problemas funcionais e promovendo a recuperação funcional. O Fisioterapeuta através de ténicas específicas como exercícios ativos ou mobilizações passivas de forma individualizada ou global proporciona melhoria na capacidade de locomoção e equilibrio, na coordenação de movimentos e aumento da força muscular  refletindo-se numa melhoria da qualidade de vida.

Área Dermatofuncional

Dermatofuncional é uma área da Fisioterapia que se dedica à avaliação e tratamento de distúrbios estéticos, utilizando várias técnicas e equipamentos de forma a promover saúde e melhorar o bem-estar e a auto-estima da mulher.

Atuações de Fisioterapia Dermatofuncional:

– Celulite;

– Gordura localizada;