Apresentação

CENTRO INTEGRADO DE PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL

LOG CIP

O Centro Integrado de Psicologia e Saúde Mental integra uma equipa multidisciplinar especializada em Psicologia, Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Neurologia. A par das especialidades base, a equipa é parte integrante do corpo clinico que compõe o Gabinete de Cardiologia da Boavista e colabora em estreita ligação, sempre que necessário.
A nossa missão, é acima de tudo, promover o bem-estar e a saúde física e mental, encarando cada problemática com a unicidade merecida.

A) Psicoterapia individual

A Psicoterapia é um processo interpessoal estruturado que promove a mudança de comportamentos e de estados emocionais problemáticos ou que causem sofrimento, recorrendo a estratégias de intervenção psicológica, verbais e não-verbais (OMS, 2001).
A Psicoterapia proporciona desta forma um aumento do auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal e social.
A prática da Psicoterapia rege-se por cinco princípios éticos fundamentais, sendo eles: respeito pela dignidade e direitos da pessoa, competência, responsabilidade, integridade, beneficência e mão-maleficência.

B) Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

A psicoterapia cognitivo-comportamental recorre a técnicas cognitivas para identificar e modificar pensamentos desadequados e que geram problemas ao indivíduo, bem como a técnicas comportamentais de forma a alterar condutas inerentes ao problema psicológico em questão. O objetivo fundamental desta psicoterapia consiste em dotar o sujeito de ferramentas eficazes para corrigir os pensamentos e os comportamentos desadequados e potenciar o desenvolvimento de outros que permitam enfrentar e resolver os seus problemas (Bahls, & Navolar, 2004).

C) Psicoterapia de grupo

A psicoterapia em grupo pode ter objetivos terapêuticos, educativos ou mesmo combinar ambos. Este processo apresenta vantagens dado que intervém ao nível da aprendizagem e da mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Pode ainda, numa vertente mais educativa, constituir uma importante ferramenta para a aprendizagem de novas competências de coping, isto é, competências que auxiliam o sujeito a lidar de forma adequada com situações causadoras de stress. O grupo facilita o processo terapêutico, na medida em que se cria empatia entre os seus membros, assim como um sistema de suporte, que se revelam essenciais para promover a partilha e a confiança (Torres, 2005).

D) Ludoterapia

A Ludoterapia é uma técnica que assume um papel cada vez mais importante na prática psicoterapêutica com crianças. Utiliza o jogo como meio de comunicação de forma a identificar os conflitos e a promover a mudança (Geldard, & Geldard, 2002).

E) Palestras

Realizamos palestras em escolas, empresas, lares (de terceira idade, de crianças e jovens, de acolhimento) ou outros tipos de instituições.
•    Bullying e cyberbullying – prevenção (escolas)
•    Prevenção dos comportamentos de risco – sexualidade, toxicodependência
•    Perturbações alimentares
•    Promoção de um estilo de vida saudável
•    Educação parental (castigos e reforços, competências parentais, assertividade)
•    Psicologia Positiva
•    Prevenção da violência sexual (1º e 2º ciclos)
•    Atraso de desenvolvimento/falta de estimulação cognitiva
•    Formação em contexto organizacional (a determinar)
•    Outros temas a definir com as instituições interessadas.

F) Grupos de estimulação cognitiva

Sessões de estimulação cognitiva (memória visual e auditiva a curto, médio e longo prazo, atenção e concentração, fluidez verbal e escrita, raciocínio lógico, etc.) em grupo, para melhorar e desenvolver as capacidades cognitivas de crianças, adultos ou idosos, de acordo com as necessidades de cada grupo.

G) Domicílios

Realizamos consultas de psicoterapia individual ao domicílio, permitindo a pessoas acamadas, com mobilidade reduzida ou com outro tipo de limitações tenham acesso a apoio psicológico.